quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

NOIA 2014: as memórias que a gente guarda vão parar na tela


Do que você costuma lembrar? Ontem, quarta-feira (10), terceira noite do Festival NOIA, os curtas da Mostra Competitiva nos pegaram pela memória, fossem reais ou fabuladas. As memórias que alinhavaram as narrativas transformaram-se, com ou sem roteiro prévio, em curtas experimentais, ficções e documentários. 
 
Novos olhares, novas lentes. Os realizadores Virgínia Pinho ("Miragem" - Vila das Artes), Rosane Gurgel do Amaral ("Por trás das Cortinas - Unifor), Thiago Kistenmacker ("Voltando para casa") e Jocimar Soares Dias Júnior ("Ensaio sobre minha mãe") participaram de bate-papo após as exibições e compartilharam com o público seus processos criativos. Thiago e Jocimar participaram da conversa via vídeo-conferência. Relembrar, (re)criar, fabular, filmar.
Rosane Gurgel e Virgínia Pinho durante bate-papo no cine Benjamin Abrahão
 
E, se a ordem e criar, o NOIA 2014 continua ocupando a cidade com ótimas experiências audiovisuais. As conversas e aprendizados tem sido muitos na Vila das Artes, com a oficina "Editando um curta", com Vitor Vital; na Casa Amarela, com "Cinema de Animação", conduzida por Josimário Façanha, e no CCBNB , com a oficina de "GPS Cinema", ministrada por David da Paz e "Videomapping", com Valentino Kment. 

 
Neste contexto, hoje, 11, quinta-feira, acontece, às 18h, também no Centro Cultural do BNB, uma projeção mapeada realizada pelos participantes da oficina sobre Videomapping.
 
O Festival NOIA segue até amanhã, com a exibição, hoje (11), de mais seis produções que competem na Mostra Nacional de Curtas Universitários. Não deixa pra ver depois, afinal seu voto vale muito para compor a categoria de vencedor pelo Júri Popular.
 
A lista de vencedores você conhece amanhã, durante a cerimônia de encerramento do Festival. Por hoje, a gente adianta que a sexta-feira vai ter festa! DJ’s e VJ’s da Nova Era Entertaiment ocupam os espaços do Cine Benjamin Abrahão e da Casa Amarela, recebendo realizadores e espectadores.
 
DJ's e VJ's da Nova Era Entertainment todos os dias na Casa Amarela - NOIA 2014
 
O coquetel de encerramento do Festival acontece no local, com as apresentações de David Lima e do Projeto Assum Preto, a partir das 21h30. David Lima é músico, cantor, arranjador e um dos maiores compositores cearenses. Participou ativamente da cena underground em Fortaleza, tocando na banda Tia Maria e hoje integra a banda Donaleda. David divulga seu trabalho solo Assum Preto, mesclando beats, repentes e rimas. Lançou diversas músicas disponíveis na rede, além de gravar o clip “Rolé de Bike”, abordando temáticas pouco faladas como política de trânsito e absurdos que acontecem na política de nossa cidade.
 
David Lima no Projeto solo Assum Preto