Oficinas

Roteiro e gravação de um Curta
Data: 2 a 5/12
Horário: 10 às 13h
Local: Centro Cultura Banco do Nordeste
Ementa: A oficina visa a produção de um curta-metragem a ser roteirizado e gravado durante a oficina. Serão trabalhadas na prática as etapas de criação de um roteiro e de realização de um curta-metragem. Para auxiliar no desenvolvimento do projeto, serão discutidas diferentes técnicas de criação audiovisual a partir do estudo de caso de alguns filmes.
Carga horária: 12horas/aula.
Facilitadora: Patrícia Dourado é formada em Letras pela UFC e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, desenvolve pesquisa na linha de narrativa e processo de criação no cinema. Sócia-produtora da empresa Murinho Baixo Produção Gráfica e Audiovisual. Roteirista com experiência em roteiros de ficção, institucionais, videoaulas e VTs publicitários.

Vídeo Mapping
Data: 9 a 11/12
Horário: 10 às 13h (dias 9 e 10) 16 ás 19h (dia 11)
Local: Centro Cultura Banco do Nordeste

Ementa: oficina de projeção mapeada e suas possibilidades de aplicação.
Carga horária: 9 horas/aula.
Facilitador: Valentino Kmentt é video artista, documentarista e jornalista. Foi integrante do duo antiprojeto e fundador do laboratório multimídia Misteria Mapping, onde desenvolve obras artísticas e intervenções em espaços urbanos. Foi professor do curso de video mapping na escola Porto Iracema das Artes e do curso Pontos de Corte na escola Vila das Artes.


Oficina GPS Cinema
GPS Cinema
Data: 11 e 12/12
Horário: 15 às 18h
Local: Vila das Artes (LMI)
Ementa: Pretende gerar um laboratório teórico-prático, através de uma imersão na cultura digital e seus contextos, emergências, redes, desdobramentos sociais e politicos, e apontar o processo de audiovisualização da cultura, onde nesse contexto a prática de “assistir” mudou.
Facilitador: David da Paz é Artista híbrido e Educador, integra o‘Coletivo Curto-Circuito’ (http://coletivocurto-
circuito.blogspot.com), foi coordenador do ‘Laboratorio de Arte Pública/Liquidificador Sem Tampa’(http://laboratoriodeartepublica lst.blogspot.com.br) e do projeto‘SITUACIONAUTAS (http://situacionautas.blogspot.com.br/)‘Inventando Situ-Ações Performativas e Navegando por Trajetorias Entre Signos no Espaço Público Urbano’.


Cinema de Animação
Data: 9 a 11/12
Horário: 14 às 17h
Local: Casa Amarela Eusélio de Oliveira/UFC
Ementa: Brinquedos óticos, as técnicas da animação, analise de filmes e pratica em animação 2D.
Facilitador: Josimário Façanha é coordenador do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira e animador de diversos curtas, dentre eles "O Nordestino e o Toque de Sua Lamparina" de Ítalo Maia. 




Edição de um Curta
Data: 8 a 11/12
Horário: 09 às 12h
Local: Vila das Artes/LMI
Ementa: Será utilizado o software Adobe Premiere para passar noções de edição com funções simples como: criação de projeto, definições da sequência, corte, transições, tratamento/finalização simples e renderização.
Facilitador: Vitor Grilo é diretor e editor audiovisual. Membro do coletivo 1Bando. Representante dos Coletivos Realizadores na Câmara Setorial de Audiovisual do Ceará. Representante cearense no Colegiado Setorial Nacional de Arte Digital. Coordenador da Escola Pública de Cultura Digital da Vila das Artes.