Imprensa


Festival NOIA 2014 termina amanhã (12/12) com muita música e audiovisual

O cine Benjamim Abrahão – Casa Amarela Eusélio Oliveira ganha sons, cores e muitas imagens amanhã, sexta-feira (12), no último dia do 13º NOIA. O encerramento do Festival de Cinema Universitário acontece no local, a partir das 19h. Gratuito e aberto ao público, o Festival homenageia o diretor cearense Armando Praça e anuncia os vencedores da Mostra Nacional de Curtas-Metragens Universitários. Atrações da última noite, DJ’s e VJ’s da Nova Era Entertainment, e show com David Lima (Donaleda), no projeto solo Assum Preto.

A cerimônia de premiação do Festival acontece amanhã, 12, às 19h, no Cine Benjamin Abrahão, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, com a entrega do Troféu NOIA aos vencedores nas categorias: Melhor Curta-metragem (Júri Oficial), Melhor Curta-metragem (Júri Popular), Melhor Curta-metragem (Júri da Crítica), Direção, Roteiro, Montagem, Fotografia, Edição de Som, Trilha Sonora, Direção de Arte,Figurino, Maquiagem Ator, Atriz e Intérprete Coadjuvante.

O Júri Oficial da Mostra Nacional de Curtas-Metragens Universitários é formado pelo diretor e montador audiovisual Arthur Lins (PB), a diretora e produtora de cinema Patrícia Baía (CE) e a roteirista, diretora e produtora Michelline Helena (CE). O Júri da Crítica é formado por Diego Benevides (Membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema –Abraccine), André Bloc (jornalista cultural) e Thiago Siqueira (crítico do Portal Cinema com Rapadura).

Antes do anúncio dos vencedores desta Mostra Competitiva, o público vai conhecer o nome do vencedor da Mostra Especial Cearense, que aconteceu no Centro Cultural Banco do Nordeste, no último dia 09. O filme vencedor recebe o troféu de Melhor Curta-metragem pelo Júri Popular.

Nesta última noite do NOIA 2014, o Festival também homenageia o diretor cearense Armando Praça, com a entrega de troféu especial e a exibição do documentário “Origem: destino”. Na ocasião, o público vai conferir o resultado das oficinas “Roteiro e gravação de um curta” e “Edição de um curta”, realizadas na Casa Amarela durante o Festival: um vídeo gravado e editado pelos alunos.

DJ’s e VJ’s da Nova Era Entertaiment ocupam os espaços do Cine Benjamin Abrahão e da Casa Amarela, recebendo realizadores e espectadores. O coquetel de encerramento do Festival acontece no local, com as apresentações de David Lima e do Projeto Assum Preto, a partir das 21h30. David Lima é músico, cantor, arranjador e um dos maiores compositores cearense. Participou ativamente da cena underground em Fortaleza, tocando na banda Tia Maria e hoje integra a banda Donaleda.  David divulga seu trabalho solo Assum Preto, que mescla beats, repentes e rimas. Lançou diversas músicas que estão disponíveis na rede além de gravar o clip “Rolé de Bike” que aborda temáticas pouco faladas como a política de trânsito e os absurdos que acontecem na política de nossa cidade.

O Festival NOIA é patrocinado pelo Banco do Nordeste e tem realização da Propono Consultoria Executiva e Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. O NOIA conta com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Escola de Audiovisual, Escola de Cultura Digital e Vila das Artes; Centro Cultural Banco do Nordeste e Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. O Festival conta ainda com a organização da Via de Acesso à Arte e Cultura – VAAC, 1Bando Comunicação e Gris Comunicação & Produção.

Links: http://www.festivalnoia.blogspot.com.br / Facebook: FestivalNoiaOficial

Sandra César e Angélica Emília
Gris Assessoria de Comunicação
85.9970.1700 - 85.9911.1669





Festival NOIA 2014 começa nesta segunda-feira (08/12)
 
Começa nesta segunda-feira (08) e segue até 12 de dezembro, no cinema Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, a 13ª edição do NOIA - Festival de Cinema Universitário. Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral. O evento reúne 18 curtas-metragens produzidos por universitários de todo o país que competem na Mostra Nacional de Curtas-Metragens Universitários.
 
Na noite de estreia, 08/12, às 19h30, a abertura oficial do evento conta com a homenagem do Festival ao diretor paraibano Tavinho Teixeira, com a entrega de troféu especial e a exibição do longa-metragem “Batguano”. Seu representante, o diretor e montador audiovisual Arthur Lins (PB), também vai compor a mesa do júri oficial, ao lado da diretora e produtora de cinema Patrícia Baía (CE) e da roteirista, diretora e produtora Michelline Helena (CE).

A Mostra Nacional de Curtas-Metragens Universitários começa no dia seguinte (09) e segue até 11/12, sempre a partir das 19h. Foram selecionados 18 curtas dos estados: Ceará (07), São Paulo (01), Maranhão/Rio Grande do Sul (01), Rio de Janeiro (06), Paraíba (01), Bahia (01) e Rio Grande do Norte (01). A seleção ficou sob a responsabilidade do estudioso em arte e espaço em jogos eletrônicos, Leonardo Ferreira; e do professor e realizador audiovisual, Júlio Figueroa. Leonardo e Júlio são mestres em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA e cursaram a Escola de Audiovisual da Vila das Artes (UFC/PMF). Os selecionados para Mostra Competitiva concorrem ao troféu NOIA nas categorias Melhor Curta-metragem (Júri Oficial), Melhor Curta-metragem (Júri Popular), Melhor Curta-metragem (Júri da Crítica), Direção, Roteiro, Montagem, Fotografia, Edição de Som, Trilha Sonora, Direção de Arte, Figurino, Maquiagem Ator, Atriz e Intérprete Coadjuvante. O Júri da Crítica é formado por Diego Benevides (Membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine), André Bloc (jornalista cultural) e Thiago Siqueira (crítico do Portal Cinema com Rapadura). Diariamente, após as exibições dos filmes, acontecem debates com diretores selecionados para a Mostra Oficial.

No dia 09 de dezembro, acontece, das 16h às 19h, no Centro Cultural do Banco do Nordeste, a Mostra Especial, uma seleção de curtas representativos da nova geração de realizadores cearenses com vídeos inscritos no 13º NOIA. A Mostra Especial conta com a entrega de troféu de Melhor Curta-metragem pelo Júri Popular.
 
Em paralelo, as oficinas e workshop do Festival NOIA 2014 abordam os temas: produção e edição de um curta; cinema de animação, vídeo mapping e GPS cinema, acontecendo na Casa Amarela Eusélio Oliveira, Vila das Artes e Centro Cultural Banco do Nordeste, entre 02 e 12 de dezembro. Neste contexto, no dia 11, quinta-feira, acontece, às 18h, também no Centro Cultural do BNB, uma projeção mapeada realizada pelos participantes da oficina sobre VideoMapping realizada no CCBNB durante o Festival.
 
A cerimônia de premiação do Festival acontece dia 12, às 19h, no Cine Benjamin Abrahão, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, com a entrega do Troféu NOIA aos vencedores de cada categoria. Antes do anúncio dos vencedores, o público confere o resultado dasoficinas “Roteiro e gravação de um curta” e “Edição de um curta”, realizadas na Casa Amarela durante o Festival: um vídeo gravado e editado pelos alunos. O público também vai poder assistir o documentário “Selva de pedra – A Fortaleza noiada”, abordando a juventude, o consumo de drogas e o crack, pelo olhar dos realizadores Preto Zezé e Edmar Jr.

O coquetel de encerramento do Festival acontece no local, com as apresentações de David Lima e do Projeto Assum Preto, a partir das 21h30.
 
O Festival NOIA é patrocinado pelo Banco do Nordeste e tem realização da Propono Consultoria Executiva e Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. O NOIA conta com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Escola de Audiovisual, Escola de Cultura Digital e Vila das Artes; Centro Cultural Banco do Nordeste e Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. O Festival conta ainda com a organização da Via de Acesso à Arte e Cultura – VAAC, 1Bando Comunicação e Gris Comunicação & Produção.
 
Links: http://www.festivalnoia.blogspot.com.br / Facebook: FestivalNoiaOficial

Sandra César e Angélica Emília
Gris Assessoria de Comunicação
85.9970.1700 - 85.9911.1669




Patrícia Dourado, Josimário Façanha, David da Paz,
Vitor Grilo e Valentino Kmentt, oficineiros NOIA 2014

NOIA 2014 realiza inscrições gratuitas para
Mostra Nacional Competitiva, oficinas e workshop
Realizadores universitários de todo o país ganharam mais um chance de inscrever curtas-metragens no 13º NOIA até 28/11. As inscrições são gratuitas e online para curtas-metragens em ficção, documentário, animação e experimental. Os interessados devem acessar o blog do evento (http://festivalnoia.blogspot.com.br), ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição. Cada estudante pode inscrever, no máximo, dois trabalhos de temática livre e com duração de até 20 minutos (sem os créditos).
Em paralelo, começam hoje, 25/11, e seguem até o próximo dia 02 de dezembro, as inscrições para as oficinas e workshop no Festival NOIA 2014. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas online, através do blog do Festival, ou presencialmente, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, Vila das Artes e Centro Cultural Banco do Nordeste, locais das atividades, entre 02 e 12 de dezembro.
As vagas são limitadas e os participantes escolhem entre 04 oficinas e 01 workshop, podendo participar de mais de uma atividade. Segundo o diretor do NOIA, Paulo Benevides, o Festival cumpre papel importante na formação profissional de estudantes de cinema e interessados em audiovisual, assim como atualização de profissionais da área ao oferecer capacitações dinâmicas, com oficinas modernas e novas linguagens do audiovisual.
CCBNB
Oficina 1: Roteiro e gravação de um Curta
Data/Horário: 2 a 5/12, das 10 às 13h
Facilitador: Patrícia Dourado
Ementa: Oficina teórica e prática para elaboração de um roteiro, que será gravado pelos alunos.
Resultado da Oficina: O vídeo gravado será editado na oficina “Edição de um curta-metragem” e exibido no Encerramento do 13º NOIA, no dia 12 de dezembro, na Casa Amarela.
Oficina 2 : Vídeo Mapping
Data/Horário: 9 a 11/12, das 10 às 13h (dias 9 e 10) e 16 às 19h (dia 11)
Facilitador: Valentino Kmentt (Misteria Mapping)
Ementa: Oficina de projeção mapeada e suas possibilidades de aplicação. 9 horas/aula.
Resultado: Dia 11 de dezembro, às 18h, acontece uma projeção mapeada realizada pelos alunos, na parede externa do Centro Cultural do BNB.
 
CASA AMARELA
Oficina – Cinema de Animação
Data/Horário: 09 a 11/12, 14 às 17h
Facilitador: Josimário Façanha
Ementa: Oficina de Brinquedos óticos, técnicas da animação, análise de filmes e prática em animação 2D
Resultado: Produzir um curta em até 1 minuto com a técnica 2D
 
VILA DAS ARTES
Oficina – Edição de um curta
Data/Horário: 08 a 11/12, das 09 às 12h
Facilitador: Vitor Vital (Vitor Grilo)
Ementa: Oficina de introdução à edição de vídeo através do software Adobe Premiere
 Resultado: Edição das imagens produzidas durante a oficina “Roteiro e gravação de um curta”
 
Workshop – GPS Cinema
Data/Horário: 11 e 12/12, das 15 às 18h
Facilitador: David da Paz
Ementa: Oficina teórica e prática sobre dispositivos “faça você mesmo” e ferramentas Walkingtools, aplicados a smartphones Android. Combinados a plataformas diferentes, eles
Resultado: Combinando plataformas diferentes, os participantes criam e editam criam intervenções artísticas que interagem com a paisagem cotidiana.
 
            Serviço:
Inscrições Mostra Nacional Competitiva:
Data prorrogada até: 28 de novembro de 2014
Inscrições Workshops Festival NOIA 2014: 
Data: De 25 de novembro a 02 de dezembro de 2014
Inscrições presenciais: Nos locais de cada oficina, das 09 às 17h.
            Sandra César e Angélica Emília 
    Gris Assessoria de Comunicação
    85.9970.1700 - 85.9911.1669

Seguem inscrições para o Festival NÓIA 2014

Seguem abertas, até 23 de novembro, as inscrições para a 13ª edição do NÓIA – Festival Brasileiro de Cinema Universitário. As inscrições são gratuitas e totalmente online para curta-metragens nas categorias ficção, documentário, animação e experimental. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no blog do evento (http://festivalnoia.blogspot.com.br). 


Para a seleção da Mostra Nacional Competitiva podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em: Faculdades e Universidades (Graduação e Pós-graduação), Institutos Federais de Educação Tecnológica e Escolas de Audiovisual vinculadas a quaisquer órgãos municipais, estaduais ou federais. A Comissão de Seleção é composta por profissionais ligados à realização, à crítica e à produção acadêmica em audiovisual.


Serão aceitas produções realizadas em quaisquer formatos de captação. Cada estudante pode realizar sua inscrição com, no máximo, dois trabalhos de temática livre e com duração máxima de 20 minutos (sem os créditos). Os trabalhos não precisam ser inéditos e devem ter sido realizados e finalizados entre janeiro de 2013 e novembro de 2014. O Nóia 2014 acontece entre os dias 08 e 12 de dezembro, das 19h às 22h, no Cine Benjamim Abraão - Casa Amarela Eusélio Oliveira.
Links:
www.festivalnoia.com / Facebook: FestivalNoiaOficial

Sandra César e Angélica Emília
GRIS Assessoria de Comunicação
85.9970.1700 - 85.9911.1669



Começam inscrições para o Festival NÓIA 2014

Começam hoje, 11 de novembro, as inscrições para a 13ª edição do NÓIA – Festival Brasileiro de Cinema Universitário. O evento é um espaço de interação entre realizadores e apreciadores do audiovisual universitário de todo país. As inscrições são gratuitas e online para curta-metragens nas categorias ficção, documentário, animação e experimental.
O Nóia 2014 acontece entre os dias 08 e 12 de dezembro, das 19h às 22h, no Cine Benjamim Abraão - Casa Amarela Eusélio Oliveira. O evento divulga a produção cinematográfica realizada por universitários de todo o Brasil, propondo a troca de ideias, conhecimentose processos de realização de produções audiovisuais de diferentes regiões do país. Além da Mostra de Cinema Universitário, serão realizados workshops, debatese outras atividades ligadas ao cinema.

As inscrições são gratuitas e começam nesta terça-feira, dia 11 de novembro, e seguem até dia 23/10. Podem se inscrever no evento estudantes regularmente matriculados nas seguintes instituições brasileiras de ensino: Faculdades e Universidades (Graduação e Pós-graduação), Institutos Federais de Educação Tecnológica e Escolas de Audiovisual vinculadas a quaisquer órgãos municipais, estaduais ou federais. A Comissão de Seleção será composta por profissionais ligados à realização, à crítica ou à produção acadêmica em audiovisual.

Os interessados em participar do NÓIA 2014 devem acessar o blog do evento (
http://festivalnoia.blogspot.com.br), ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição, ambos disponibilizados no blog do Festival. A inscrição dos curtas-metragensserá totalmente online.
Para a seleção da Mostra Nacional Competitiva serão aceitas produções realizadas em quaisquer formatos de captação, nas categorias ficção, documentário, animação e experimental. Cada estudante pode realizar sua inscrição com, no máximo, dois trabalhos de temática livre e com duração máxima de 20 minutos (sem os créditos). Os trabalhos não precisam ser inéditos e devem ter sido realizados e finalizados entre janeiro de 2013 e novembro de 2014.

Facebook: FestivalNoiaOficial

Sandra César e Angélica Emília
GRIS Assessoria de Comunicação
85.9970.1700 - 85.9911.1669