sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

NOIA 2014: Amor -nu- pelo cinema!

Tudo pronto pra receber o público no NOIA 2014
 
Onde o amor acontece? Ontem, quinta-feira (11), ele surgiu - espontâneo, inesperado, improvável e sempre insubordinado - na última noite da Mostra Competitiva do Festival NOIA. Na tela, os curtas "O completo estranho" (Leonardo Mouramateus/UFC), "Sailor" (Victor de Carvalho e Márcia Lohss/UFRN), "A hora azul" (Giovani Zenatti/UFF), "Ventania" (Matheus Peçanha, Renata Henrique e Thiago Yamachita/UFF) "Mixtape dois irmãos" (Henrique Gomes e Juliana Siebra/UFC) e "Carta para um fantasma" (Marcelo Freitas/UFF).
 
Ao final da exibição, os júris oficial e da crítica reuniram-se para escolher os vencedores das 15 categorias de premiação do Festival. Os melhores curtas serão anunciados mais tarde, durante o encerramento do NOIA 2014, a partir da 19h, no Cine Benjamin Abrahão-Casa Amarela, com a entrega do Troféu NOIA aos vencedores nas categorias: Melhor Curta-metragem (Júri Oficial), Melhor Curta-metragem (Júri Popular), Melhor Curta-metragem (Júri da Crítica), Direção, Roteiro, Montagem, Fotografia, Edição de Som, Trilha Sonora, Direção de Arte,Figurino, Maquiagem Ator, Atriz e Intérprete Coadjuvante.
Júri da Crítica, Júri Oficial e equipe NOIA: escolha dos curtas vencedores desta edição

Em sua reta final, o NOIA agradece a colaboradores muito especiais. Nesta 13ª edição, o Júri da Crítica foi formado por André Bloc (jornalista Cultural), Thiago Siqueira (crítico do portal Cinema Com Rapadura) e Diego Benevides (membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Eles trouxeram ainda mais qualidade ao evento com suas colocações. André e Thiago participam pela primeira vez do evento como jurados. Segundo André, o NOIA é importantíssimo por dar vazão à produção das inúmeras escolas de cinema e audiovisual que abriram nos últimos anos em Fortaleza. O evento serve de ponte e ajuda para que o cinema local exista e respire. Além disso, como jurado, ele destaca que os filmes são analisados pelo resultado, não pelo processo.



André Bloc, Diego Benevides e Thiago Siqueira
Dentro do Júri da Crítica existe uma responsabilidade essencial ao analisar um filme e o contexto em que ele se aplica. Na opinião de Thiago, o NOIA trouxe a expectava de assistir e julgar obras inteligentes e desafiadoras. “É importante analisar os filmes de acordo com a proposta de cada um. A despeito de serem obras realizadas por estudantes, ainda são filmes feitos por artistas”, fala.

Escolher entre este ou aquele curta, entre tantas categorias, não é tarefa fácil e a experiência dos profissionais envolvidos neste processo foi essencial. O Júri Oficial contou com Michelline Helena (roteirista, diretora e produtora), Patrícia Baia (diretora e produtora) e Arthur Lins (diretor e montador audiovisual). Eles mostraram empenho para que haja qualidade dentro do Festival. De acordo com Arthur, sua maior curiosidade é dialogar com a nova produção do Ceará, perceber os caminhos e os desejos de Cinema dos universitários. “Para analisar um filme é preciso estar com olhos e ouvidos atentos, mente e coração abertos. Além disso, uma vontade imensa de se relacionar com as camadas de sentido do filme”, conclui.

Arthur Lins, Michelline Helena e Patrícia Baía

O Festival NOIA aprende sempre e a cada ano traz profissionais que agregam valor e reconhecimento ao evento. A seleção ficou sob a responsabilidade do estudioso em arte e espaço em jogos eletrônicos, Leonardo Ferreira; e do professor e realizador audiovisual, Júlio Figueroa. Leonardo e Júlio são mestres em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA e cursaram a Escola de Audiovisual da Vila das Artes (UFC/PMF). Eles trabalharam contra o relógio e foram fundamentais para o evento. Afinal, o NOIA quer cada vez mais contribuir para o crescimento do audiovisual universitário em todo o Brasil.

Leonardo Ferreira e Júlio Figueroa