sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Quarto dia do Festival NOIA 2013 é marcado por intensas conversas sobre cinema

Da esquerda para a direita, Samuel Brasileiro, Arthur Leite, Rúbia Mércia,
 Déo Cardoso e Camila Vieira.
O penúltimo dia (19/12) do Festival Nóia 2013 foi marcado com o debate “Panorama do jovem cinema cearense”, com Salomão Santana, Samuel Brasileiro, Arthur Leite, Camila Vieira e Déo Cardoso como debatores. Durante o debate, o diretor Déo Cardoso, dos curtas “Meninas” e “Capuccino e Canela”, ressaltou a importância de momentos como esse para o setor audiovisual. “Esse tipo de discussão com estudantes é muito rico, pois incita o público a questionar o mundo do cinema, a forma de produção e acesso aos filmes”, destacou.

Camila Vieira, realizadora e crítica de cinema, que também fez parte do debate trouxe questões sobre a forma de acesso á sétima arte. “Temos que pensar na forma de construir um caminho de acesso aos filmes. Valeria muito a pena ter os cinemas de bairro, pois isso ajudaria a ter uma maior interação do público com esse universo”, ressaltou.

Diretor Thiago Sobral conversa, via vídeo-conferência, sobre seu filme.
Após o debate da tarde deu-se início ao terceiro dia da Mostra Nacional Competitiva. Durante quase duas horas, foram exibidos os curtas Lex Talionis, de João Paulo Palitot; Noites de Gardênia, de Thiago Sobral; Os sobreviventes, de Daniel Nolasco e Marcella Coppo; Rio corpo aberto, de Kadu Burgos; Ruído branco, de Lucas Sá; Eô Xangô, de Poliana Costa; Tejo Mar, de Bernard Lessa; Tylenol, Jarman, Roeg e outras doses, de Gabriel de Carvalho, Kadu Burgos, Tainá Iunes e Tatiana Pérez; Você assinou o contrato, de Manuel Filho. Depois da sessão alguns dos diretores participaram, via vídeo-conferência, de mais um debate sobre os filmes. Momento ideal para a troca de ideias e experiências sobre os bastidores da atual produção audiovisual no país. 

Cartaz do filme "Cappuccino com Canela", de Déo Cardoso.
Hoje o NÓIA será pura emoção! A partir das 19h30 começa a Cerimônia de Encerramento, que será iniciada com a entrega do Troféu NOIA ao homenageado do Festival deste ano, a Vila das Artes. Depois, às 20h30, serão exibidos três curtas-metragens realizados por alunos da Vila da. Logo em seguida, será a vez de exibir os curtas “Meninas” e “Cappuccino e Canela”, do diretor Déo Cardoso. Deixando a noite ainda mais intensa, às 21h, serão entregues os troféus aos vencedores de cada categoria. Os 28 curtas-metragens exibidos durantes estes três últimos dias concorrem ao troféu NÓIA nas categorias Melhor Curta-metragem (Júri Oficial), Melhor Curta-metragem (Júri Popular), Melhor Curta-metragem (Prêmio da Crítica), Direção, Roteiro, Edição, Som, Fotografia, Ator, Atriz, Trilha Sonora, Figurino, Maquiagem e Intérprete Coadjuvante.

Vale a pena lembrar que a Cerimônia de Encerramento será transmitida ao vivo. Para assisti-la, basta acessar o link http://new.livestream.com/accounts/6520389/events/2625384