quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Curtas extremamente intimistas no segundo dia de Mostra Competitiva do NOIA 2013

Cena do filme "Attimo".
Amor, relacionamentos, partidas e reviravoltas marcaram o terceiro dia do NOIA (18). Ontem, a Mostra Nacional de Curtas-Metragens Universitários recebeu os curtas “Por ela”, de Rafael Jardim; “Alice na cama”, de Fernando Bassani; “Brancos elefantes”, de Sara Benevuto; “A escada”, de André Arôxa; “27 corações”, de Cris Aldreyn; “Três voltas”, de Txai Ferraz; “Desnorte em novembro”, de Samuel Carvalho; “Attimo”, de Diogo Leite; “Codinome beija-flor”, de Higor Rodrigues e Matheus Heinz e “Sobre a pele e a parede”, de Henrique Larré.

Cena do filme "Desnorte em Novembro".
Após a, às 21h30, alguns dos diretores participaram do segundo dia de debates. Cenário ideal para a troca de ideias e experiências sobre os bastidores da atual produção audiovisual no país. Durante o debate, o diretor do curta-metragem “Desnorte em Novembro”, Samuel Carvalho, ressaltou a importância do Festival NOIA. “É fundamental acontecer esse tipo de evento no nosso país, com exibições espetaculares”. Além disso, ele comentou que os filmes selecionados foram todos muito bons, tornando a mostra competitiva mais intensa.

Para a diretora de fotografia do curta “Alice na Cama”, Stefânia Dalla Rosa, que também participou do debate, o mais interessante do NOIA é trazer filmes universitários de todo Brasil e assim entrar em contato com diferentes realidade de produção audiovisual. “É muito bom ver filmes de quase todas as regiões, que mostram realidades distintas e diferentes formas de produção. Todos são muito bons e surpreendentes”, destacou. Stefânia também mostrou entusiasmo com o debate, pois acredita que esta troca de experiências sempre é muito enriquecedora.
Debate com os realizadores dos curtas-metragens exibidos.

Após o debate, o público presente na Mostra concorreu a prêmios das lojas Ahaze e Full Vinyl, além de cortesias para o Cine Dragão do Mar, pares de ingressos para os cinemas da UCI cedidos pelo site Cinema com Rapadura e kits de cupcakes da Sweet Katte Cupcakes.

Hoje o NOIA começa mais cedo, movimentando a Casa Amarela com o debate “Panorama do jovem cinema cearense” a partir das 17h. Confira aqui a programação completa do evento no blog do Festival (http://festivalnoia.blogspot.com.br/p/programacao.html).

Os interessados em conhecer os filmes selecionados para a Mostra Competitiva podem ainda assistir as produções de casa. Basta acessar o link http://new.livestream.com/accounts/6520389/events/2625384