terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Primeiro dia do NOIA é marcado por exibições especiais e debates

Ontem, começou a 12ª edição do NOIA - Festival de Cinema Universitário. O evento acontece até dia 20/12, no cinema do Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

Na noite de segunda-feira, foram exibidos os filmes “Sabbi Ibe Nega”, do diretor Orgun Wagua e “Quase Consolação”, da diretora Amina Jorge. Em seguida, às 20h30, Thaís Taverna, diretora de fotografia do filme “Sabbi Ibe Nega” e a diretora de “Quase Consolação” participaram de um debate sobre suas produções, mediado pela Coordenadora de Audiovisual do Festival, Thaís Bandeira. 

Para Amina, ter participado de um debate com universitários é sempre enriquecedor. “O público universitário é muito questionador, tem interesse de saber como funcionam todas as etapas de um filme. O público do NÓIA me recebeu muito bem, o resultado foi muito positivo”, destacou a diretora.

Da esquerda para a direita, Amina Jorge, Thaís Taverna e Thaís Bandeira.
A diretora de fotografia, Thaís Taverna, também ressaltou a importância desse tipo de evento para o amadurecimento do trabalho na área do audiovisual. “São muitas trocas de conhecimentos, os estudantes se mostraram muito interessados. O que realmente me deixou contente foi perceber que eles entendem a importância dessa área, o quanto é valiosa. Acho muito positivo passar e receber conhecimentos”.


Hoje, começa a Mostra Nacional de Curtas-Metragens Universitários, a partir das 19h. Foram selecionados 28 curtas dos estados do Ceará (05), São Paulo (03), Rio Grande do Sul (06), Pernambuco (02), Rio de Janeiro (07), Paraíba (03) e Bahia (02). Vale a pena conferir todos os dias. O Festival também está sendo transmitido online.