domingo, 14 de dezembro de 2014

Festa na Casa Amarela: aos realizadores e à equipe, o troféu NOIA 2014!

 
 
12 de dezembro, última noite do Festival NOIA 2014. Entre o corre-corre dos bastidores, os ajustes no cerimonial, as exibições bacanas, as homenagens especiais, a premiação (15 categorias e um troféu BNB) e muita celebração (a festa foi até tarde!), a equipe resume um pouco do que foi a 13ª edição do Festival. 
 
Foi maravilhoso conhecer novos talentos na produção audiovisual universitária e reconhecer o amadurecimento dos realizadores que estão sempre com a gente. O jovem ator Well Fonseka, cerimonialista desta edição do NOIA, conduziu a noite e a cerimônia de premiação do Festival NOIA 2014.
O ator e cerimonialista do NOIA 2014, Well Fonseka

 
Vai deixar saudade ver filmes como a ficção "Nua por dentro do couro", de Lucas Sá (UFPEL), grande vencedor da noite para o Júri Oficial e o Júri da Crítica; ou "Aquenda nela", documentário de Bárbara Cabeça Rangel (UFC), ganhador do troféu de melhor curta-metragem pelo Júri Popular.
 
Os curtas "Nua por dentro do couro" e "Aquenda nela"
Gratificante perceber o envolvimento, dedicação e interesse dos participantes e profissionais convidados a ministrar oficinas e workshop na Casa Amarela, Vila das Artes ou Centro Cultural BNB. Na última noite do Festival, assistimos, na sala de cinema, aos resultados de parte destas capacitações.
 
Curta "`Três amores", realizado durante as oficinas de "Prudução

 Assistimos também ao filme vencedor da Mostra Especial Cearense, que aconteceu no Centro Cultural Banco do Nordeste durante o NOIA 2014. O curta "Kid Lombra", do diretor Edgar Carvalho (Unifor) recebeu os troféus NOIA e BNB de Melhor Curta-metragem Júri Popular. O público adorou!
O realizador Edgar Carvalho recebe o prêmio de Paulo Benevides, Diretor executivo do Festival
- cena de "Kid Lombra"
 Outra grata surpresa da noite foi a exibição especial do filme de Zé Baptista "Mário Gomes, o poeta da Praça do Ferreira". O documentário sobre o poeta boêmio e errante conquistou o público, que pode conhecer um pouco mais sobre a vida do professor que virou, ele mesmo, poesia desobediente a qualquer regra.
O poeta Mário Gomes amava o vento, as mulheres, a palavra e a Praça do Ferreira

O diretor cearense Armando Praça foi o homenageado do Festival NOIA, com a entrega do Troféu NOIA e exibição do documentário "origem: destino", filmado entre Fortaleza e São Paulo. O filme, que retrata a vida de refugiados africanos no Brasil, encerrou as exibições da 13ª edição do Festival. 
Vindos de diversos países e sob vários contextos, refugiados buscam criar uma nova história no Brasil
O Festival NOIA se despediu do público e de 2014 durante o coquetel de encerramento, com os trabalhos audiovisuais dos DJ's e VJ's da Nova Era Entertainment e o show com o músico David Lima (Donaleda), em seu projeto solo Assum Preto. Até breve!
Festa na Casa Amarela: para comemorar com realizadores, equipe e convidados, o NOIA misturou música e sons e fez todo mundo dançar 

O NOIA EM NÚMEROS:
DE 02 A 12 DE DEZEMBRO, REALIZAMOS QUATRO OFICINAS, UM WORKSHOP, DEBATES, PROJEÇÕES MAPEADAS, UMA MOSTRA ESPECIAL DE 10 CURTAS CEARENSES E A EXIBIÇÃO DE 18 FILMES UNIVERSITÁRIOS SELECIONADOS PARA A MOSTRA NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS UNIVERSITÁRIOS. NESSA SEMANA, TIVEMOS O PRAZER DE ASSISTIR A PRODUÇÕES REALIZADAS POR UNIVERSITÁRIOS DE OITO ESTADOS (CEARÁ, BAHIA, MARANHÃO, PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E RIO GRANDE DO SUL) SELECIONADOS ENTRE 88 INSCRITOS EM MENOS DE UM MÊS DE INSCRIÇÕES ABERTAS. FORAM 15 CATEGORIAS PREMIADAS NA MOSTRA OFICIAL, ALÉM DA CATEGORIA JÚRI POPULAR CRIADA PARA A MOSTRA ESPECIAL CEARENSE E TAMBÉM PREMIADA COM O TROFÉU NOIA E TROFÉU BNB. CONVIDAMOS DOIS SELECIONADORES E SEIS JURADOS (ENTRE JÚRI OFICIAL E DA CRÍTICA) PARA COLABORAR COM ESTA EDIÇÃO. ESTE ANO, O NOIA HOMENAGEOU DOIS DIRETORES (CEARÁ E PARAÍBA), COM A ENTREGA DE TROFÉU E EXIBIÇÃO DE DOIS FILMES. TIVEMOS TAMBÉM UMA EXIBIÇÃO ESPECIAL NA NOITE ENCERRAMENTO.