segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Começa a 13ª edição do NOIA

Começa o 13º NOIA! Este ano, o Festival de Cinema Universitário surpreendeu estudantes, profissionais e amantes do cinema e audiovisual. Recebendo o público, o grupo de DJ's e VJ's da Nova Era Entertainment, Mx Leguiza, Renato Tucano e Marcio Dias foi convidado a interagir com os espaços do cinema Benjamin Abrahão e da Casa Amarela Eusélio Oliveira, onde o Festival acontece até sexta-feira (12).  

 
Em sua noite de abertura, o NOIA 2014 prestou homenagem aos realizadores do nordeste brasileiro. O diretor paraibano Tavinho Teixeira foi homenageado com a entrega de troféu especial e a exibição de seu segundo longa, o filme "Batguano".

 
Representando filme e diretor, o professor do curso de Audiovisual da UFPB, Arthur Lins, falou sobre os ensaios, filmagens e montagem de "Batguano". 


Arthur Lins em bate-papo sobre o filme



Em bate-papo após a exibição, o assistente de direção e montador do longa ressaltou a relação entre cinema, teatro e literatura nesta narrativa pós-apocalíptica. "É um filme com muitas camadas e referências. Sarcasmo, acidez, humor e decadência. Vou descobrindo as possibilidades do filme a cada vez que assisto", disse. 


"Batguano", de Tavinho Teixeira
Para o estudante de cinema da UFC, Matheus Mendes, "Batguano" é mesmo um filme denso, que reserva muitas alternativas de leitura. "Pode não ser fácil entender de cara, mas, o filme deixa espaço pra muitas mensagens. Foi interessante tentar descobri-las". Sobre a atmosfera da noite, Matheus elogiou o trabalho dos DJ's e VJ's. "Foi bacana ser recebido com essas projeções. Elas expandem o audiovisual pra fora da sala de exibição e expandem nossas ideias sobre cinema também".

Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral. Pelo segundo ano consecutivo, o Festival também conta com transmissão online. Amanhã, a programação do NOIA segue com oficinas, Mostra Especial Cearense (CCBNB) e Mostra Nacional de Curtas-Metragens Universitários (Casa Amarela).