sábado, 14 de dezembro de 2013

Festival NÓIA 2013 terá um Júri da Crítica

Neste ano, além do Júri Oficial e do Júri Popular, o NOIA convidou três críticos cinematográficos para, juntos, escolherem o Melhor Filme dentre os 28 curtas-metragens selecionados para a Mostra Competitiva Nacional. São eles os críticos Camila Vieira, Diego Benevides e Pedro Martins. 

Para Martins, as expectativas em relação aos filmes selecionados são as melhores possíveis. “Tenho ótimas expectativas em relação ao evento, pois será um contato fascinante com as criações de uma nova geração de cineastas”, destacou. Ele ainda ressaltou que para fazer parte de um júri da crítica o melhor é saber sobre a linguagem cinematográfica, mas especificamente sobre a História do Cinema. Além disso, é preciso levar em conta a credibilidade do crítico junto ao público e as entidades cinematográficas.

Ainda de acordo com o crítico, é importante frisar a diferença que existe quando um jurado faz uma análise de filmes feitos por estudantes. Segundo Pedro Martins, não é preciso ser tão rígido e exigente com os trabalhos de uma geração que está se iniciando na aplicação da linguagem cinematográfica. O que se deve levar em conta são outros aspectos como a ousadia, a criatividade, o trato com o tema, o aspecto formal, a clareza de sua proposta e o nível de comunicação com o público. “Como crítico, me coloco como o intermediário entre a obra e seu autor e o público, sendo o responsável por esclarecê-la. Daí o fato de destacar os filmes que buscam a comunicação com a plateia. É um olhar particular, do qual muitos colegas não compartilham, mas cada um tem o seu estilo e a sua escolha”, ressaltou.
Da esquerda para a direita,  os críticos de cinema Pedro Martins, Camila Vieira e Diego Benevides.