segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Novidade e grandes responsabilidades na seleção do NOIA 2013

O NOIA segue realizando uma serie de entrevistas para que você saiba mais sobre o Festival deste ano. A entrevistada de hoje é Renata França, uma das selecionadoras deste ano e estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará.

Este é um ano cheio de novidades para o NOIA. A primeira delas foi a inscrição feita de forma completamente online, a qual resultou no recebimento recorde de 145 curtas-metragens produzidos por universitários de todo o país. A segunda novidade é que todos os selecionadores convidados são estudantes de audiovisual, e não profissionais de cinema conforme aconteceu em todas as edições do evento.

De acordo com uma das selecionadoras, a estudante de Cinema da UFC Renata França, foram avaliados rigorosamente todos os aspectos dos filmes recebidos. “Prestamos bastante atenção nos mais variados aspectos, desde o roteiro até a arte”, destacou. Renata frisou ainda que as expectativas em relação aos filmes foram superadas, pois muito dos curtas eram interessantes e diferentes.
Da esquerda para direita, Thaís Bandeira, Renato Mendes e Renata França

Ainda de acordo com Renata, a responsabilidade em selecionar os filmes foi grande tanto para ela como para os outros dois selecionadores, Thaís Bandeira e Renato Mendes, justamente por todos vivenciarem a realidade da produção audiovisual acadêmica. “Estamos dentro de uma universidade e sabemos como é difícil fazer certas coisas acontecerem, analizamos com olhos bem abertos e atentos a tudo o que vimos”.