sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Grandes expectativas em relação às inscrições deste ano

A entrevistada desta semana é a Coordenadora de Audiovisual do NOIA 2013, Thaís Bandeira, que falou sobre a programação de uma forma geral e, mais especificamente, sobre a quantidade de inscrições e a qualidade dos filmes a serem recebidos para seleção.


Sobre as inscrições, a Coordenadora ressaltou primeiramente que vários estudantes têm mostrado interesse pelo NOIA 2013, apesar de muitos deixarem para fazer as inscrições perto do prazo de encerramento. Para ela, as expectativas para o evento são muito positivas em relação ao número de inscritos. De acordo com ela, estados como Pernambuco, Paraíba e Ceará devem apresentar uma boa quantidade de inscrições por estarem vivenciando um bom “momento cinematográfico”. “Alguns lugares vêm ganhando força dentro do cinema brasileiro. Por exemplo, "O som ao redor" de Kléber Mendonça Filho foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Esse filme é uma produção pernambucana, que ganhou bastante destaque dentro e fora do Brasil”, afirmou Thaís.


Outro fator que explica a possibilidade de uma forte participação nordestina no NOIA se deve à abertura do curso de cinema na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Thaís aposta que o NOIA vai receber bons filmes vindos de lá.  A diretora de audiovisual também manifestou seu ânimo sobre o jovem cinema cearense. “Acho que esses três estados (Pernambuco, Paraíba e Ceará) vêm para “brigar” com produções de fortes polos cinematográficos como São Paulo e Rio de Janeiro”, garantiu a Coordenadora.

Para finalizar, Thaís Bandeira declarou o quanto está feliz em poder realizar o Nóia pelo segundo ano consecutivo no Cine Benjamin Abrahão. Para ela ,é uma experiência maravilhosa organizar um evento que acontece num bairro universitário como o Benfica. “Esperamos que os estudantes que saíam das suas aulas possam ir ao Cine Benjamin Abrahão e, mais do que isso, queremos fortalecer os laços do NOIA com esse público”, ressaltou. Thaís ainda aproveitou a entrevista para fazer um convite para que todos e todas os que participem do NOIA 2013, possam também curtir as festinhas que serão realizadas todos os dias ao final da Mostra Nacional Competitiva. “Tão bom quanto ir ao cinema é poder tomar uma cerveja com os amigos. Como boa universitária do Benfica, estarei presente nas festas após o festival”, confirmou Thaís.